Por Simão Pedro, deputado estadual e morador da Zona Leste há mais de 30 anos

Em 2002, quando fui apresentar minha primeira candidatura ao Pe. Ticão, ele foi taxativo: “Se você apoiar projetos de desenvolvimento do turismo e da cultura na Zona Leste terá o meu apoio!” Assim, ele deixou transpassar seu amor e sua preocupação em elevar a autoestima do povo da região que o acolheu e que ele adotou há 30 anos.

Tenho o observado melhor nestes anos. Em todas as suas ações e atitudes, há um sentimento de urgência, de não perdermos mais tempo na luta para melhorar a vida do povo, principalmente os mais sofridos e marginalizados de nossa sociedade. Ele não diz, mas é como se nos dissesse: “As demandas do povo têm urgência!” Assim ele trabalha. Assim ele organiza o povo das comunidades. Assim ele cobra das autoridades. Assim ele convence aqueles que aparecem dispostos a ajudar e apoiar as causas populares. É difícil dizer não à sua liderança!

Pe. Ticão é remanescente de uma linhagem de padres inspirada pela ação profética de D. Paulo Evaristo Arns cujo lema é “Esperança Sempre!” e que empurra a Igreja para o serviço dos mais pobres e da construção do Reino de Deus já a partir daqui da Terra e que, quando chegou na Zona Leste, encontrou apoio no trabalho pastoral do Bispo dos Trabalhadores, Dom Angélico Sândalo Bernardino que o chamou de “trator de Deus”. Sua disposição em trabalhar em defesa dos direitos do povo ele já demonstrava desde lá do interior do Estado de São Paulo quando se posicionou em favor das lutas dos professores e bóias-frias e aqui ele prosseguiu ajudando a organizar o povo para conquistar moradias, saúde, creches, atenção para os idosos, jovens, portadores de deficiência e pelo desenvolvimento da região através da educação.

Sinceramente, acredito que, graças à sua liderança, conquistamos a USP Leste, o futuro campus da Unifesp e uma enormidade de serviços públicos que, aos poucos, irão transformar a Z. Leste de uma região dormitório para uma região plena de oportunidades para nosso povo, que tem urgência em conquistar cidadania.

Homenagem

Nesta quinta-feira (12), foi realizada Missa de Ação de Graças pelos 60 anos de vida e 30 anos de trabalho na comunidade São Francisco de Assis – Ermelino Matarazzo – Região Leste. O deputado Simão Pedro esteve presente na homenagem celebrada por D. Angélico.

“Pe. Ticão, da linhagem dos padres da Teologia da Libertação, é um exemplo  da Igreja que caminha ao lado do Povo, estimulando suas lutas. Ele é uma liderança importante dos movimentos populares que lutam por creches, moradias, saúde e educação de qualidade”, disse Simão Pedro.

Artigo: JOSÉ CÂNDIDO Um combatente dos Direitos Humanos. Uma vida militante
Artigo Janio de Freitas: Acusação e defesa
Compartilhe

RecebaInformativo

Você assinou nosso boletim com sucesso e em breve receberá correspondência !