Meu #tbt de hoje é pra lembrar das Centrais Mecanizadas de Triagem (CMT) que inauguramos em 2014 na gestão Haddad em São Paulo – numa delas, que denominamos Carolina Maria de Jesus para homenagear a catadora negra que virou escritora com seu clássico Quarto de Despejo, tivemos a grata presença do ex-presidente Lula. Estão situadas em Santo Amaro e na Ponte Pequena. Importamos os maquinários da Alemanha e da França e com elas e com a ampliação da Coleta Seletiva na cidade, triplicamos a capacidade de reciclagem de resíduos secos que até então era apenas 1,6% (realizadas por 20 cooperativas conveniadas em seus galpões) de tudo que a cidade coletava oficialmente e passamos para 4,8%. Ampliamos os convênios com mais 12 cooperativas reformando ou construindo novos galpões e contratamos as cooperativas para fazerem complementarmente a Coleta Seletiva. E construímos mais 51 ecopontos além dos 50 que já existiam. Governos do PT são assim, fazendo muito pelo povo!
Mas, o que mais me orgulha nisso tudo foi ter constituído o Fundo Paulistano de Reciclagem para os Catadores, com os recursos advindos da comercialização dos materiais triados nas CMTs e que hoje está remunerando de forma emergencial cerca de 2.000 catadores das cooperativas e avulsos durante a pandemia pois as atividades das cooperativas avulsas estão suspensas por conta do isolamento social.
Outros projetos de sucesso que implantamos na Cidade na área de reciclagem foram os 4 páteos de compostagem de resíduos das feiras livres e o programa de incentivo à compostagem doméstica com a distribuição de composteiras e oficinas de orientação de uso. Esses equipamentos permitem reter os resíduos orgânicos ao invés de transportá-los – milhares de toneladas – para os aterros e transformá-los em adubo de primeira qualidade.
A atual gestão tucana manteve as centrais mecanizadas, planeja fazer mais pateos de compostagem, mas cortou convênios com dezenas de cooperativas, não deu continuidade aos contratos das cooperativas para a coleta seletiva, não fez a 3ª central mecanizada prevista, não fez nenhum novo ecoponto e diminuiu a reciclagem em 15%.
#PT13
(Publicado no meu facebook em 29/07/2020)
As pretenções golpistas de Bolsonaro e equipe
MANEJO E DESTINAÇÃO CORRETA DOS RESÍDUOS: UM LONGO CAMINHO A PERCORRER
RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
Instagram

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0