Foi lançado na manhã desta quarta-feira (07), o portal da Rede Brasil Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Convidado pelo delegado do MDA Wellington Diniz, o deputado Simão Pedro prestigiou o evento que contou com a presença do superintendente do Incra, José Giácomo Bacarin, do superintendente da Conab, Alfredo Coly, do presidente da CEAGESP, Mauro Murici, do secretário de Abastecimento do Estado de São Paulo, Roberto Graziano, além de agricultores familiares, representantes de cooperativas, assentamentos e movimentos sociais. O objetivo do portal é estreitar as relações entre produtor e consumidor. “Criamos o portal para conectar todos os agricultores familiares do Brasil para facilitar a comercialização dos produtos e acesso aos programas”, comentou Wellington Diniz. “A presença do deputado neste dia ajudar e fortalece este debate”, concluiu. Simão Pedro, em sua fala, comentou que irá levar o tema para a Assembleia Legislativa. “Cinco mil famílias produziram alimentos para 1 milhão de pessoas em São Paulo”, disse. Ele aproveitou a oportunidade para elogiar a iniciativa e as ferramentas da internet. “Este portal vai ajudar e incrementar e diminuir os atravessadores”, finalizou.

Simão Pedro é coordenador da Frente Parlamentar pela Reforma Agrária e Agricultura Familiar da Alesp.

Acesse o portal:  http://www.redebrasilrural.mda.gov.br onde associações, produtores e cooperativas poderão comercializar produtos agrícolas.

Como funciona
A Rede Brasil Rural aproxima segmentos que fortalecem os arranjos produtivos da agricultura familiar brasileira. Por meio do portal, agricultores familiares de todo o Brasil, por meio de suas associações e cooperativas, negociam diretamente com fornecedores e empresas de transporte a compra e a entrega de insumos necessários para qualificar ainda mais a sua produção.

A pesquisa eficiente e as compras coletivas garantem melhor preço de insumos e matérias-primas e permitem à agricultura familiar reduzir os custos dos produtos, de transporte e de estocagem.

A Rede Brasil Rural conta com dois ambientes. O primeiro é direcionado a produtores familiares, associações e cooperativas da agricultura familiar, transportadores e fornecedores de insumos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. O acesso a este ambiente de pesquisa e negócios exige cadastro no portal.

O segundo ambiente da Rede Brasil Rural é público. Ele permite o acesso a editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar, ao catálogo de insumos, do catálogo de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas financiados pelo Pronaf Mais Alimentos e ao mapa de produção da agricultura familiar em todo o País.

Este ambiente público também possibilita contato direto das agroindústrias da agricultura familiar com os consumidores, que poderão comprar produtos com os sabores e texturas da diversidade brasileira. A oferta de produtos diferenciados que só a agricultura familiar produz é feita por meio de uma plataformade e-commerce criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e operada pelos Correios.

Seminário O modo petista de governar vai apresentar experiências de sucesso nas prefeituras paulistas
Brasileira foi a primeira mulher da América do Sul a votar
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram