Criação do Pólo Industrial Ecológico de Itaquera

A Assembléia Legislativa aprovou, dia 2/10, oprojeto de autoria dos deputados petistas Simão Pedro, Cândido Vaccarezza e José Zico Prado que transforma a região de Itaquera em zona predominantemente industrial.

Se for sancionada pelo governador Geraldo Alckmin, a lei permitirá a ampliação do Pólo Ecológico e Industrial. Empresas com área superior a 2.500 metros quadrados poderão se fixar na região ou ampliar suas instalações.

Lembram os deputados que a região está localizada estrategicamente no centro da Região Metropolitana de São Paulo, entre os importantes pólos econômicos de Guarulhos e da região do ABC e entre o maior aeroporto internacional da América do Sul (Cumbica). Apesar da sua importância geográfica, a Zona Leste tem ainda participação pequena na atividade econômica da Região Metropolitana de São Paulo, presentando altos índices de exclusão social, escolarização e desemprego.

A ampliação do perímetro da Zona Industrial propiciará a atração de empresas com elevado teor tecnológico, podendo gerar empregos de qualidade e o desenvolvimento sustentável da região.

O reconhecimento da necessidade de implementação de políticas integradas – entre os municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o Estado de São Paulo e a União – que respondam às principais questões metropolitanas, como o desenvolvimento econômico sustentável, a inclusão social, a mobilidade de pessoas e mercadorias, entre outros, levou Simão Pedro, Vaccarezza e Zico a apresentarem o projeto.