Laboratórios de Fabricação Digital

6e9d8473-8522-4c3e-9d1f-75192c6f1bd4O Fab Lab Livre SP é um laboratório de criatividade, aprendizado e inovação acessível a todos interessados em criar, desenvolver e construir projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, o Fab Lab Livre SP traz à população de São Paulo a possibilidade de aprender, projetar e  produzir diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas. Os laboratórios são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica. Os Fab Labs Livre SP contam com uma equipe dinâmica que incentiva o aprendizado compartilhado e a criatividade através do fazer, realizando cursos e orientando o desenvolvimento de projetos.

São oferecidas oficinas, cursos e palestras, disseminando a produção do conhecimento em tecnologia, ciência, arte e inovação. Através de um processo humanizado as atividades de ensino estimulam o compartilhamento da informação e construção coletiva de ideias. Os Fab Labs Livre SP democratizam o acesso às novas tecnologias de fabricação digital, disponibilizando à população ferramentas tecnológicas de última geração e vivência em grupo em um ambiente colaborativo e inovador. A rede objetiva fomentar o desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras que beneficiam a comunidade e o surgimento de novas oportunidades profissionais.

e0cc1bb8-92d0-46d5-b440-09c72515901dFoi criado e desenvolvido em 2015 e concebido como uma Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital e iniciou suas atividades neste ano de 2016 com 12 unidades, 9 delas espalhadas por bairros da periferia e 3 localizados na região do Centro. O objetivo do programa, inédito no Brasil, é o de oferecer aos cidadãos acesso à máquinas de última geração, além de oferta de cursos de conteúdos que possibilitem o uso e a exploração desses equipamentos. Com um orçamento de R$ 5 milhões, a Coordenadoria fez as licitações na modalidade de pregão eletrônico para compra e instalação dos maquinários e através de um Chamamento Público, contratou o Instituto de Tecnologia Social (ITS) para ser a gestora do programa, selecionando, capacitando e contratando monitores e coordenadores, organizando conteúdos pedagógicos dos cursos e adquirindo os insumos e matérias de consumo. Até este momento foram inaugurados 10 unidades e as outras 2 serão abertas ainda neste mês de abril. Contamos com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais e Federativas para a elaboração do Edital, bem como com a abertura de contatos com cidades no exterior.

Outro registro importante foram os convênios para a realização da Campus Party, maior encontro sobre tecnologia da informação do mundo, na nossa Cidade, que vem acontecendo desde 2006 e onde pudemos apresentar e lançar aos cidadãos paulistanos e visitantes os programas Wi-Fi Livre SP (2014) e FabLab Livre SP (2015 e 2016), com a simulação de uma Praça Wi-Fi e um laboratório FabLab, o que despertou uma grande atenção dos participantes e permitiu a exposição da nossa Cidade que, sem dúvida, vem se tornando uma das mais conectadas do mundo.