Na próxima terça-feira, 14 de maio, participo, junto com Ana Estela Haddad e outros palestrantes da segunda mesa do ciclo de seminários Políticas Públicas na Escala Metropolitana: Dimensões Espaciais e Teritoriais e Desafios Institucionais, promovido pelo NAP Escola da Metrópole do IEA.

A cidade de São Paulo, a partir do Plano Diretor de 2014, acentuou, por meio de políticas integradas que reforçaram a importância da gestão transversal (intersetorial e multidisciplinar), uma nova apropriação da cidade e do urbano, na escala da pessoa, valorizando o espaço público e democrático como espaço da cidadania e do “viver” a cidade.

A mesa busca discutir ações que resgatam, nas mais diversas áreas (transporte, cultura, tecnologia, instrumentos participativos, políticas de inclusão, etc.), o valor da pessoa, cidadã e sujeita de direitos, como componente essencial e combustível da gestão metropolitana. Para fins comparativos, a mesa traz a experiência internacional, a partir de estudos de casos de outras metrópoles no mundo, como subsídio para as discussões.

O Núcleo de Apoio à Pesquisa Escola da Metrópole é um observatório das metrópoles, acolhido como grupo de estudos pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), sendo uma plataforma multidisciplinar que surgiu a partir da experiência prática vivida por vários de seus pesquisadores na governança da metrópole paulistana. Seu objetivo é fomentar o desenvolvimento de instrumentos e metodologias inovadoras de gestão urbana e desenvolver cidades mais sustentáveis, democráticas e socialmente justas.


Serviço:

14 de maio de 2019, terça-feira, das 08h30 às 12h30

Expositores:

Claire Colomb (The Bartlett, UCL)
Eduardo Vasconcellos (ANTP)
Simão Pedro (Ex-secretário de Serviços de São Paulo)
Elaine Mineiro (Fórum de Cultura da Zona Leste)
Sérgio Leitão (Instituto Escolhas)

Coordenadora:

Ana Estela Haddad (FO e IEA USP)

Inscrições:
Evento público e gratuito | Com tradução simultânea | Com inscrição

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 120 pessoas

Organização:
Núcleo de Apoio à Pesquisa Escola da Metrópole do IEA

Apoio:
Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab)

Centro de Estudos da Metrópole (CEM)

CAPES

Pró Reitoria de Pesquisa USP (PRP USP)

SciencesPo

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

De Itamar a Temer: ex-Ministros do Meio Ambiente se unem contra atual gestão da pasta
Lima Barreto: há 138 anos nascia o escritor negro que foi um ícone na luta contra preconceito racial
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram