Foi lançada na quinta-feira (10), a Frente Parlamentar pela Reforma Agrária e Agricultura Familiar sob coordenação do deputado Simão Pedro. Ele expressou sua satisfação em coordenar a Frente e disse que este será um importante espaço de debate, já que na Casa tramitam diversos projetos de lei referentes ao tema, como o que legaliza as terras devolutas no Pontal do Paranapanema.

Delwek Mateus, representante nacional do MST, elogiou a iniciativa e colocou que a reforma agrária é uma opção de projeto. “Podemos optar entre um projeto de concentração de riqueza ou de combate à pobreza, com geração de trabalho e renda no campo aliada à produção de alimento em quantidade e qualidade”. O militante do MST levantou outras questões que deverão ser discutidas pela Frente Parlamentar, como a distribuição de terra e o desenvolvimento econômico e social que devem acompanhar a reforma agrária.

Participaram do evento os deputados Zico Prado (PT), Hamilton Pereira (PT) e Sebastião Santos (PRB), além de prefeitos, vereadores e diversos representantes de entidades ligadas ao tema. Os funcionários do Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo) foram lembrados pelos deputados presentes.

Também compareceram o superintendente regional do Incra, Alberto Paulo Vasquez, o prefeito de Andradina, Jamil Ono, o diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, o representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, José Geraldo Gigli, o presidente da Associação dos Funcionários do Itesp (Afitesp), Otávio Cândido, a representante da Secretaria dos Movimentos Sociais do PT no Estado, Célia Assumpção, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Wellington Diniz, o secretário agrário estadual do PT, Antônio Storel e o representante da Federação da Agricultura Familiar, José Reinaldo Silva Prates.

 

Incra lança nova chamada pública de Ater
Deputados do PT e representantes do Movimento de Moradia do Centro são recebidos pelo Secretário de Relações Institucionais do Município
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram