Simão Pedro esteve dos dias 12 e 13 de Setembro na região do Vale do Ribeira em uma emocionante visita que começou com um café da manhã com militantes da cidade de Miracatu, organizado pelo Jaci e pelo Will.

No município de Miracatú Simão apoiou a criação do Assentamento Vista Grande, durante o governo Dilma, assumindo o compromisso de apoiar projetos que levem ao desenvolvimento da região, uma das maiores produtoras de banana do Estado.

Em Iguape, Simão visitou a Cooperativa de Pescadores que há anos tenho acompanhado e foi ao Quilombo do Morro Seco, onde foi recepcionado pelo seu Hermes e um grupo de moradores. A cooperativa já comercializa pescado para a merenda escolar em várias prefeituras e está se organizando para comercializar em uma escala maior.

No Quilombo, onde vivem 178 famílias, a reivindicação é a titulação de duas terras junto ao ITESP que, desestruturada, não consegue terminar o processo. Simão se comprometeu a acompanhar essas lutas. O grupo também visitou a família de um agricultor familiar, Sr.Tadeu, que produz plantas ornamentais – uma forma de conciliar a produção com pouquíssimo desmatamento.

Após Simão seguiu para município de Sete Barras, onde foi recebido pelo Gilberto, um dos organizadores de uma cooperativa central que reúne outras 9 para produzir e comercializar alimentos – fornecendo para a merenda escolar de diversas prefeituras – reunindo cerca de mil produtores. A banana é o produto principal. Também estava lá o secretário municipal de agricultura, Cláudio Garrafão e o vereador petista Claudemir entre outros.

O fim do dia foi uma Plenária com cerca de 70 militantes, na cidade de Registro, organizada pelo mandato da vereadora Sandra Kenedy, coordenada pelo Jefferson. O clima era de indignação pelo indeferimento da candidatura do Lula, mas de disposição de luta para levar o Haddad para o segundo turno. Dei meu depoimento a respeito do Haddad como liderança política e como gestor íntegro e competente e que substituirá Lula à altura das nossas expectativas.

Estavam presentes lideranças da comunidades quilombolas: Nilce (Terra Seca, de Barra do Turvo), Débora (São Pedro, de Eldorado), do Zé Rodrigues (Ivaporunduva, de Eldorado) e Ivo (Sapatu, de Eldorado), além do Pedrinho, advogado da cidade de Jacupiranga, que organiza a nossa campanha por lá. Ele se disse envergonhado pelo papel que o Judiciário desempenhou na perseguição ao Lula, chamando de aberração todo o “processo”.

No dia seguinte a caravana seguiu para Barra do Turvo, para um encontro com lideranças. Além de receber o apoio do presidente do PT, Carlinhos e do ex-vereador Claudinei, também teve apoio de lideranças e comerciantes da cidade, que lembraram das sua intervenções para reformar escola estadual, conseguir uma ambulância semi-ÚTI e equipamentos para a unidade de saúde local, além do apoio às comunidades quilombolas e agricultores familiares.

Simão se despediu com um agradecimento especial ao companheiro Ronaldo, que organizou as agendas e o acampanhou, além de o receber em sua casa.

Giro pelo interior: Promissão, Andradina e Ilha Solteira II
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram